quinta-feira, 26 de março de 2009

Before Unesp....





Este foi meu último desenho finalizado antes de entrar na facul, em 2006... E tb um dos únicos que continuo gostando mesmo agora. Tudo bem que o olho tá meio grande e muito junto, tem muitas outros detalhes que trabalharia melhor agora - como usar referência para a menina e as folhas - mas eu gosto dela hehe...

Como foi pintado?
Usei lápis de cor aquarelável e o não aquarelável da Faber e água, usando dois métodos. Um deles é o convencional: pinta e dilui no desenho direto. O segundo é vc rabiscar forte numa folha separada, como se montasse uma paleta. Assim vc dilui a tinta em outra folha e aplica no desenho. As plumagens foram feitas dessa maneira, bem como alguns tons de verde das folhas e do olho.E para dar um aspecto mais suave no desenho, usei o contorno marrom no lugar do preto. Foi usado um lápis de cor normal (marrom) não aquarelável. Só tome cuidado que ele não é totalmente apagável, ao mesmo tempo em que sai um pouco quando passa a borracha por cima. Portanto deixe o rascunho bem claro ou não muito poluído.

terça-feira, 17 de março de 2009

Coisas do primeiro ano - Releitura do Renoir



Outro trabalho de plástica do primeiro ano (tb inacabado) na qual tínhamos que fazer uma releitura de uma obra de arte. Eu havia escolhido o Le Moulin de la Galette, do impressionista Renoir, um de meus artistas (e escola artística) favoritos. Fiz uma versão de um baile atual, abordando os diversos tipos de relacionamento: casal de gays, de lésbicas, pedofilia, amigos homossexuais, etc, além da troca de olhares, o flerte e tudo o que rola nas festas... Curiosidades: Tem eu dançando Tunak(sensação da época kkk...) e uma girafa (?!) no meio da pista, e a cadeira é dos irmãos Campana... Falta o chão e as luzes da balada, que era pra ser uma das principais semelhanças com a obra, já que a sombra das árvores da obra é o que deixa o ambiente da obra tão foda... Este ano vou pintá-la e finalmente termina-la... Não sei se pinto ela coloridona ou com uma paleta limitada... veremos.. Espero que gostem, pois é um dos meus desenhos favoritos =)

segunda-feira, 16 de março de 2009

Coisas do primeiro ano - Auto retrato


Um desenho de 2006 (caracas! já faz 3 anos!) da aula de plástica do professor Goya... Como de costume, não está terminada, mas taí.

quinta-feira, 12 de março de 2009

Mais desenhos da viagem


Mais algumas ilustrações da viagem... Minha irmã que perdeu o supercanivete dela no detector de metais, eu com a minha superalergia de um corpo desconhecido, e meu irmão que estava mal e acabou fazendo **** nas calças...

quarta-feira, 11 de março de 2009

summer girls

Alguns sketchs do final das férias. Meninas de bikini, roupas curtas e pernas pra fora... como diria os meninos: "Aaai o verão...". Tentei desenhar um pouco mais estilizado. Cabelos sem muitos detalhes, traços limpos e braços grossos como a menina de bikini... Mas quando fui desenhar a menina sentada descobri que é muito difícil estilizar a anatomia em variados ângulos. Não consegui deixar bom e desenhei normalmente, mas ainda chego lá... As poses das meninas foram baseados em fotos que eu mesma tirei. Estou com medo de começar a me viciar em referências...os desenhos ficam muito bons! Pelo menos eu gostei ^^

Senhor do Bonfim da Bahia









Já usou alguma fitinha de promessa? Eu já. É incrível como ele não arrebenta durante meses... Acontece que tinha um monte dessas fitas da Bahia lá em casa (detalhe que nunca fomos a Bahia), e resolvi encapar um caderno com eles. Deu um trabalho pra secar essas fitas no bloco.... pois a cola permeia pelos orifícios da fita. O que eu fiz? Secador de cabelo. A cola seca rapidinho hehe... Os cordões são para poder segurar uma folha com recado urgente; a fita lateral para segurar uma caneta, e a fita inferior para levantar a capa do bloco... Será que vou ter desejos atendidos se usar o bloco até arrebentar....?

Tutorial(?)zinho...

Olá! Não é exatamente um tutorial, mas são alguns procedimentos que usei na confecção. Não está nada na ordem em que foram feitas (começa falando do cabelo - sendo que a pele já está quase finalizada - e depois explica como a pele foi feita...rsrs), mas espero que seja útil :)
Os números correspondem a ordem dos quadros ok? Abraços

Cabelo:
1,2- desenhe os fios de cabelo com o brush usando a opção Color Dynamics e Shape Dynamics
3- desenhe mais cabelo
4- use o smudge nas pontas
5- coloque uns fios mais claros e apare a parte superior do cabelo
6- burn tool para sombrear algumas áreas
7-copie a camada do cabelo e coloque em multiply
8- degrade amarelo nas pontas
9 e 10 - reita o mesmo procedimento no outro lado, mas escurecendo-o através de Levels
11 e 12- mude a cor dos lábios e aplique um degrade

Pele:
13- pinte a base da pele - a camiseta é uma foto recortada
14- a sombra da pele (as áreas mais alaranjadas e sombreadas) foram feitas usando a opção Color Dynamics do Brush (laranja e branco). A estampa azul da camiseta foi feita recortando parte do galho da foto e aplicado em multiply
15- duplique a camada da sombra da pele, ponha em multiply e mecha na opacidade. Aplique em determinados lugares um levíssimo gradiente e uns tons sutis de verde.

Olho:
16- coloque um degradê colrido napupila
17- desenhe uns reflexos na pupila. Pode ser só uma pincelada.
18- desenhe o brilho, crie uma nova camada de degraê que vá cobrir toda a sombrancelha e os sílios.
19- repita o procedimento 20, mas com uma outra cor, em outra extremidade.